O curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia de Plásticos utiliza as instalações do NRPP – Núcleo de Reologia e Processamento de Polímeros do DEMa/UFSCar. Esta possibilidade não apenas viabiliza a realização de cursos prático-teóricos, como representa uma excelente oportunidade para a utilização de todo o complexo laboratorial existente nesse Centro de Excelência com reconhecimento internacional. Os laboratórios e equipamentos utilizados são:
   
 
Laboratório de Reologia
 
-Reômetro capilar computadorizado marca Instron, com faixa de trabalho entre 25º e 400ºC.
-Reômetro rotacional para determinação de curvas de vulcanização em borracha, com faixa de temperatura entre 25ºC e 250ºC.
-Reômetro rotacional ARES, de placas paralelas e cone e placa, marca Rheometric, computadorizado e faixa de temperatura entre –150ºC e 600ºC.
-Reômetro rotacional AGR2, de placas paralelas, marca Rheometric, computadorizado, com câmara de vídeo acoplada e faixa de temperatura entre 25ºC e 400ºC.
   
 
Laboratório de Espectroscopia de Infravermelho
 
-Espectrômetro de infravermelho, com Transformada de Fourier, marca Perkin-Elmer, modelo Spectrum 1000.
   
 
Laboratório de Ensaios Mecânicos
 
-Máquina Universal de Ensaios, marca Instron, modelo 5569, para testes de tração, compressão, flexão e fluência, faixa de temperatura entre –70ºC e 250ºC.
-Máquina de Ensaios de Impacto Izod e Charpy, marca CEAST, modelo Resil 25 P/N 6545.500, com câmara criogênica e faixa de temperatura entre –70ºC e 100ºC e instrumentada.
- Máquina de ensaio de fadiga - marca MTS, modelo 370
   
 
Laboratório de Microscopia Óptica
 
-Microscópio óptico de luz polarizada, marca Leica, modelo DMR, com câmara de vídeo, monitor de vídeo, sistema digital de análise de imagens e câmara quente, faixa de temperatura entre –150ºC e 400ºC.
-Vários microscópios ópticos com luz polarizada, marca Leica.
   
 
Laboratório de Processamento
 
-Extrusora dupla rosca 30 mm, marca Werner-Pfleiderer, modelo ZSK-30, com 3 alimentadores automáticos, sistema de degasagem, semi-industrial e totalmente computadorizada.
-Extrusora de laboratório dupla rosca 19 mm, marca Baker & Perkins Process Equipments and Systems.
-Injetoras marca Arburg, de 30 e 80 toneladas de fechamento, modelos Allrounder 270V e 370V, respectivamente, computadorizadas, acopladas a sistemas de alimentação automática.
-Moinho criogênico, marca Micron Powder Systems, com faixa de temperatura entre –150ºC e 25ºC.
-Forno de microondas para queima de materiais e determinação do teor de cinzas, marca CEM, modelo Airwave 7000, com balança digital Di100.
-Reômetro de Torque, marca Haake, modelo Rheomix 600p computadorizado, com minicâmaras de mistura.
-Prensas hidráulicas, marca Luxor, com 37 e 65 ton de compressão, faixa de temperatura de 25ºC a 300ºC.
   
 
Laboratório de Análise Térmica
 
- Calorímetros diferencial de varredura (DSC), modulado, marca TA Instruments, modelos Q100 e Q2000, com faixa de temperaturas entre -150ºC e 600ºC.
- Analisador Térmico Dinâmico Mecânico (DMTA), marca TA Instruments, modelo Q800, com faixa de temperaturas entre -150ºC e 600ºC.
- Analisador Termogravimétrico (TGA), marca TA Instruments, modelo Q50, com faixa de temperaturas entre 25ºC e 1200ºC.
- Medidor de Temperatura de Deflexão Térmica (HDT) e ponto de amolecimento Vicat, marca CEAST, modelo HDT6 Vicat P/N 6921.
   
   
 
 
 
18 anos Transmitindo Conhecimento à Comunidade