Apresentação

O Programa de Estágio Curricular Supervisionado tem como objetivo principal proporcionar aos alunos do curso de Engenharia de Materiais a oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho antes de se tornarem engenheiros graduados, capacitando-os para a sua vida profissional.

Iniciado em 1973, como Programa de Integração Escola, Empresa, Governo (PIEEG), manteve a sigla. Hoje, contabiliza mais de 1.800 estudantes que desenvolveram seus estágios em empresas, sendo que cerca de 50 deles realizaram o estágio no exterior. Conta com aproximadamente 150 empresas brasileiras conveniadas e 6 do exterior. O programa obedece à Lei Federal de Estágio número 11.788 de 25 de setembro de 2008.

O estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto pedagógico do curso e está vinculado à disciplina Estágio Profissional em Engenharia de Materiais. É realizado em tempo integral por alunos do quarto e quinto anos do curso de Engenharia de Materiais com forte formação acadêmica e aptos a desenvolver na prática os conhecimentos e habilidades adquiridos em sala de aula e laboratórios de ensino e pesquisa. O aluno é selecionado pela empresa e durante o período de um semestre de estágio se dedica exclusivamente (40 horas semanais) às atividades desenvolvidas na empresa. Os estagiários são orientados por um professor do departamento, designado como orientador universidade, e por um profissional da empresa, especialmente designado como supervisor empresa.

O estágio não obrigatório é aquele definido no projeto pedagógico do curso como atividade complementar. Esses estágios são realizados em tempo parcial por, no máximo, 30 horas semanais, por períodos de 1 a 6 meses, incluindo férias e período letivo, respeitando as demais condições.

A realização dos estágios através do PIEEG tem favorecido a integração entre as empresas e a UFSCar, resultando na realização de muitos projetos de interesse comum e de desenvolvimento de novos produtos.