O curso de Engenharia de Materiais da UFSCar possui três ênfases: Materiais Cerâmicos, Metálicos e Poliméricos. O aluno é preparado para trabalhar com diversas técnicas de processamento, caracterização, seleção e avaliação de desempenho dos materiais empregados em todos os ramos da Engenharia. Adquire sólida base de conhecimentos científicos e é habilitado a atuar no projeto e desenvolvimento de novos materiais. Durante o curso, o aluno realiza um estágio curricular durante seis meses em tempo integral numa empresa de seu interesse, orientado por professores da Universidade e por profissional da empresa. O acesso a esse curso da UFSCar se dá através de processo de seleção exclusivo promovido pela VUNESP.

Número de Vagas: 60
Período do Curso: Integral
Duração do Curso: 5 anos / 10 semestres

 
Com a globalização da economia, os mercados estão mais competitivos. Qualidade é essencial. Os materiais estão presentes em tudo que se faz para atender aos interesses e às necessidades humanas. A carreira de Engenheiro de Materiais é ampla e fornece inúmeras possibilidades de sucesso. A graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar possui currículo pioneiro e compreende Ciências Básicas, Ciências Aplicadas e Tecnologia. As três ênfases atuais são: Metais, Cerâmicas e Polímeros, além das sub-áreas em Vidros, Compósitos e Reciclagem, entre outras.
 
Na graduação, os alunos têm treinamento experimental; participam de projetos de iniciação científica e tecnológica; estágio industrial curricular obrigatório; eventos técnico-científicos (congressos e simpósios), atividades sociais, culturais e esportivas. O LIG (Laboratório de Informática para Graduação) dispõe de 30 terminais para que os alunos utilizem os recursos de informática para atividades didáticas (aulas com software pedagógicos, elaboração de tarefas, exercícios, artigos e relatórios). O Curso, criado em 1970 já formou mais de mil profissionais.
Go to top