O Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) foi criado em 1972 com uma proposta pioneira e inovadora para a área de materiais na América Latina, como um órgão acadêmico de geração e desenvolvimento de atividades interdisciplinares de ensino (graduação, pós-graduação stricto sensu e cursos de extensão); de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, de prestação de serviços (convênios, consultorias, informação tecnológica, análise e caracterização de materiais etc.). É o primeiro departamento de engenharia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bem como o pioneiro em engenharia de materiais no Brasil. Estrutura-se em três áreas acadêmicas da Ciência e Engenharia dos Materiais: Metais, Cerâmicas e Polímeros, com grupos interdisciplinares, atuando em ensino teórico, experimental, de campo, estágios de treinamento, interação com indústrias, participação em órgãos de fomento, entidades representativas e em congressos nacionais e internacionais.

Em seu quadro funcional, o DEMa conta com 43 professores doutores trabalhando em regime de dedicação exclusiva, 26 técnico-administrativos e colaboradores. Os docentes são pesquisadores experientes que acumulam inúmeros prêmios nacionais e internacionais, posições de destaque em agências de fomento à pesquisa, conselhos de fundações públicas e empresas e cadeiras em academias de ciências do Brasil e exterior. Esses professores pesquisadores e seus alunos de pesquisa já publicaram alguns milhares de artigos originais em revistas científicas e depositaram algumas dezenas de patentes (i.e., inventos originais em nível mundial e que demonstram potencial de aplicação prática).  Atualmente, conta com 450 alunos de graduação e 150 estudantes de pós-graduação. Nos 40 anos de existência, foram formados 1750 engenheiros de materiais e seu programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM) titulou aproximadamente 950 mestres e doutores.
 
O DEMa é o órgão acadêmico responsável pela oferta de disciplinas da área de materiais a todos os cursos de graduação em Engenharia e ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar.
 
O Departamento mantém inúmeros laboratórios de pesquisa, com destaque para o Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM), o Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT), o Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE) - o maior centro de microscopia eletrônica da América Latina - bem como outros Núcleos de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais. Sua estrutura física está em uma área total de 8.200 m2. Desses, 5.400 m2 estão distribuídos por sete prédios, onde estão localizados os laboratórios de cerâmicas, metais, polímeros, o Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM), Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE), Laboratório de Materiais Refratários (ALCOA) e o Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV). As demais unidades estão distribuídas em gabinetes, administração, salas de seminários, áreas de circulação e centro acadêmico de materiais.
Go to top