Graduação

publicacoes.JPEG

O DEMa atualmente oferece disciplinas em nível de Graduação para os seguintes cursos da UFSCar:

  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Materiais
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Física
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química

Naturalmente, o maior engajamento do DEMa é no curso de Graduação em Engenharia de Materiais (EMa) que, fundado em 1972, destaca-se como a primeira Engenharia de Materiais do Brasil. Trata-se de um curso de 5 anos, no qual 80 alunos ingressam anualmente por meio do SISU. De acordo com a Coordenação do Curso da EMa (CCEMa), dos cerca de 3200 Engenheiros de Materiais já formados pela UFSCar, cerca de dois terços encontram-se vinculados a empresas privadas, 13% são Docentes em Universidades, 8% trabalham em instituições públicas, 6% cursam Pós-Graduação, 4% são empresários, 1% trabalha com consultoria, e 0,35% cursam outra Graduação. Dos egressos hoje vinculados a empresas privadas, cerca de 75% estão em áreas relacionadas a materiais, em empresas como a Embraer, Braskem, 3M, Villares Metals, Caterpillar e Saint-Gobain. Dos egressos atualmente vinculados a instituições públicas, cerca de 70% atuam em áreas correlatas a materiais, como a Embrapa, CNEN, Marinha do Brasil, Petrobras e o Instituto de Aeronáutica e Espaço. Tratando-se de um curso pluridisciplinar, uma parcela dos egressos é bem-sucedida também em outros ramos. 

Recentemente, a EMa foi contemplada dentre oito cursos de Graduação no Brasil para lançar um programa de oito anos de duração para tornar o ensino de engenharia mais conectado às expectativas mercadológicas, de acordo com as novas Diretrizes Nacionais Curriculares. Esta iniciativa, o Programa CAPES-Fulbright/Embaixada Americana para a Modernização do Ensino de Engenharia – PMG, carinhosamente batizado Movimenta Materiais, objetiva obter os recursos necessários para executar as várias diretrizes já contempladas no projeto pedagógico do curso, assim como atualizá-lo em termos de competências e metodologias de ensino. Inicialmente, duas áreas de especialização serão implementadas: (1) Inovação Tecnológica e Empreendedorismo e (2) Engenharia de Materiais Computacional. Os estudantes selecionarão uma das áreas de especialização vigentes (Cerâmicas, Metais ou Polímeros) e as complementarão com uma série de disciplinas eletivas para especialização também em uma das novas áreas. Esta nova grade de disciplinas eletivas contempla tópicos contemporâneos de alta relevância para os desenvolvimentos técnico, científico e social, tendo a participação de uma equipe consultiva desde a idealização e durante a implementação e o monitoramento. Os programas de empreendedorismo são divididos em três áreas: (1) Inovação Pessoal, (2) Inovação em Startups e (3) Inovação Corporativa. Novas metodologias ativas de ensino, cros(multi + inter + trans)disciplinaridade, competências em bases curriculares, atividades e avaliação, parcerias entre indústrias e universidades em nível de Graduação, desenvolvimento de soft skills, e diversidade e inclusão são tópicos também cobertos.

Para mais informações sobre o curso de Graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar, sobre a carreira do Engenheiro de Materiais e sobre o Movimenta Materiais, acesse o site da CCEMa: https://www.ccema.ufscar.br (link externo).