Histórico
DEMa – Pioneirismo, Excelência e Liderança
As atividades acadêmicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tiveram início em 1970 com as aulas dos cursos de licenciatura em Ciências e graduação em Engenharia de Ciência de Materiais. O Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da universidade foi criado em 1972 e se consolidou como um departamento pioneiro nas atividades de ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e de prestação de serviços, tornando-se referência nacional e internacional na área de ciência e engenharia de materiais.
A criação do curso de graduação em 1970 foi a primeira etapa do projeto Engenharia de Materiais da UFSCar que, seguindo uma tendência mundial, tinha o objetivo de implementar a formação de recursos humanos e servir de base para uma mudança no panorama das tradicionais engenharias: mecânica, metalúrgica, civil e química.
Além da criação de um novo curso de engenharia, pioneiro na América Latina, o DEMa também foi pioneiro na inserção dos alunos de graduação no mercado de trabalho através da criação do Programa de Integração Escola, Empresa, Governo (PIEEG). Iniciado em 1973, o PIEEG teve desde sua concepção o objetivo principal de proporcionar aos alunos de graduação a oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho em tempo integral antes de se tornarem engenheiros graduados. Desde então, o estágio se desenvolve em tempo integral para alunos de quarto ou quinto ano do curso de Engenharia de Materiais com forte formação acadêmica e aptos a desenvolver na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e em laboratório de ensino e pesquisa. Embora a sigla PIEEG seja usada até hoje, o nome do programa foi atualizado para “Programa de Estágio Curricular Supervisionado”. Atualmente, o curso de graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar é reconhecido como curso de excelência em nível nacional e internacional.
A história do DEMa se confunde com a do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM). O inédito curso de mestrado em Engenharia de Materiais foi criado em 1979 com três áreas de concentração: Cerâmica, Metalurgia e Polímeros. Em 1987 foi criado o curso de doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais com as mesmas áreas de concentração. Em 2001, a quarta área de concentração denominada Desenvolvimento Tecnológico foi criada, agregando trabalhos voltados para o desenvolvimento de produtos e processos em materiais. Desde o início das avaliações pela CAPES, o PPG-CEM tem obtido o conceito máximo (nível 7), sendo consolidado como um Programa de excelência internacional.
Deste o início, o DEMa possui uma característica singular que é a criação de infraestrutura laboratorial e desenvolvimento de pesquisa de nível internacional envolvendo todas as classes de materiais (metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos). Assim, ao longo dos anos, o DEMa através da formação de recursos humanos altamente qualificados, de pesquisa científica e tecnológica e de atividades de extensão a comunidade contribuiu, e continua contribuindo, de forma significativa para o desenvolvimento e reconhecimento da área de Ciência e Engenharia de Materiais em nível nacional e internacional. Até 2021, Até 2021, o DEMa formou mais de 2000 Engenheiros de Materiais, 922 Mestres e 446 Doutores em Ciência e Engenharia de Materiais.
A história do DEMa é repleta de marcos que o levou a se tornar um departamento de excelência à nível internacional.
Linha do tempo
Quem fez parte desta história?
A história do DEMa resulta do trabalho e dedicação de profissionais que, a partir de uma ideia, construíram um departamento pioneiro, líder e de excelência internacional na área de Ciência e Engenharia de Materiais. O DEMa agradece todos aqueles que fizeram parte desta história.