Quem Somos

O Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) foi criado em 1972 sendo o primeiro departamento de engenharia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bem como o pioneiro em engenharia de materiais no Brasil. O DEMa destaca-se pela ênfase nas três áreas acadêmicas da Ciência e Engenharia dos Materiais, sendo elas a área de Metais, de Cerâmicas e Polímeros. A sua característica interdisciplinaridade é evidenciada pela sua atuação no ensino teórico, experimental, de campo, estágios de treinamento, interação com indústrias, participação em órgãos de fomento, entidades representativas e em congressos nacionais e internacionais. O DEMa é o órgão acadêmico responsável pela oferta de disciplinas da área de materiais a todos os cursos de graduação em Engenharia e ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar.

Em seu quadro funcional, o DEMa conta com um total de 50 docentes, 46 professores doutores trabalhando em regime de dedicação exclusiva e 4 colaboradores, além de 25 profissionais técnico-administrativos. O quadro de professores é composto por pesquisadores experientes reconhecidos internacionalmente através de inúmeros prêmios nacionais e internacionais, além de ocupar posições de destaque em agências de fomento à pesquisa, conselhos de fundações públicas e empresas e cadeiras em academias de ciências do Brasil e exterior. A qualidade da pesquisa realizada pelos professores e seus alunos é evidenciada pelos milhares de artigos originais em revistas científicas e depositaram algumas dezenas de patentes (i.e., inventos originais em nível mundial e que demonstram potencial de aplicação prática).

O Departamento possui uma estrutura física de 8.200 m2 compreendendo inúmeros laboratórios de pesquisa, com destaque para o Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM), o Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT), o Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE) - o maior centro de microscopia eletrônica da América Latina - bem como outros Núcleos de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais. Desta estrutura, 5.400 m2 estão distribuídos por sete prédios, onde estão localizados os laboratórios de cerâmicas, metais, polímeros, o Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM), Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE), Laboratório de Materiais Refratários (ALCOA) e o Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV). As demais unidades estão distribuídas em gabinetes, administração, salas de seminários, áreas de circulação e centro acadêmico de materiais.