EMBRAPII

logo-UE-UFSCar-Materiais Avancados.png

Com base no histórico do CCET de centenas de projetos executados pela UFSCar em parceria com empresas e um expressivo histórico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nesta área, a unidade EMBRAPII – CCET – UFSCar em Materiais Avançados foi criada com o objetivo de captação de recursos. Assim, os recursos captados em projetos de extensão pelos pesquisadores do CCET no triênio 2012-2014 somaram R$ 169 milhões e representaram em torno de 30 % da captação da UFSCar em projetos de extensão naquele período. 

Uma das bases deste resultado é o corpo técnico de pesquisadores de excelência e a formação de profissionais com alta qualificação na área. Neste contexto, o curso de Engenharia de Materiais da UFSCar foi o primeiro da América Latina e seus pesquisadores atuam em pesquisas nesta e em outras áreas do conhecimento como a Química, Física e Engenharia Química, com impacto na inovação da indústria nacional e internacional. 

Os resultados são mostrados no índice de classificação da CAPES, onde os Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Química são todos nível máximo (7) dentro desta classificação. Além disso, dentro da área de materiais avançados, o CCET-UFSCar também é a sede de dois grandes centros de pesquisa financiados por agências de fomento do Estado de São Paulo: o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Materiais Funcionais, CDMF, coordenado pelo Prof. Dr. Elson Longo, e do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros, CEPIV, coordenado pelo Prof. Dr. Edgar Zanotto. É importante frisar que ambos os CEPIDS (CDMF e CEPIV) estão alinhados com esta unidade EMBRAPII. Assim, a UFSCar estabeleceu uma infraestrutura laboratorial adequada para caracterização e desenvolvimento de novos materiais. A instituição também conta com o Centro de Desenvolvimento e Caracterização de Materiais (CCDM), localizado no Departamento de Engenharia de Materiais, que tem forte tradição na interação e projetos de Inovação com empresas.

Para mais informações acesse o link: https://www.embrapii.ufscar.br