Jovens Docentes

Apoio ao jovem docente do DEMa/CCET/UFSCar

Tradicionalmente, o DEMa/UFSCar conta com docentes com sólida formação acadêmico-científica e multidisciplinar e fomenta seus contínuos desenvolvimentos como professores e pesquisadores por meio de uma série de ações consolidadas e de iniciativas mais recentes. Para nuclear suas pesquisas, os docentes recém-contratados pelo DEMa/UFSCar têm amplo apoio da equipe técnica do departamento, bem como acesso a todo o seu parque de equipamentos, com destaque aos Equipamentos Multiusuários, os específicos do Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE/DEMa), além dos Equipamentos Multiusuários da UFSCar, incluindo o cluster de computadores (hpc), que pode ser usado por qualquer docente da instituição sem custos. No DEMa, antes de captarem verba de projetos externos para custeio das análises, é possibilitado que os recém-contratados executem seus turnos normalmente, permanecendo o ônus arquivado até que o docente seja capaz de captar recursos para ampliar e manter a infraestrutura existente. Desta forma, os entraves orçamentários típicos do início de carreira não representam barreiras aos docentes do departamento quando se trata da infraestrutura interna compartilhada. 

Observa-se que as ações internas do DEMa/UFSCar são também muito ampliadas por outras de apoio gerais da UFSCar. Para ações relacionadas à comunicação científica, os docentes da UFSCar contam com o apoio institucional do Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne e do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI), enquanto aqueles do DEMa/UFSCar recebem apoio adicional da Comissão de Comunicação do DEMa, responsável pelos canais oficiais do DEMa/UFSCar (website, Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube) e do Jornal A Matéria (website, Instagram, Facebook e LinkedIn).

Os docentes do DEMa/UFSCar são amplamente estimulados a integrar o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), com conceito 7 (máximo) na  CAPES. Os jovens docentes são estimulados a participarem do PPGCEM desde a contratação, antes mesmo de seu credenciamento, seja no oferecimento de disciplinas (sempre de forma compartilhada com um docente já credenciado, fomentando a troca de experiências entre gerações), seja na (co)orientação de alunos de mestrado e doutorado matriculados neste Programa.

Os docentes do DEMa/UFSCar são incentivados a criar redes internacionais de cooperação acadêmico-científica, que vão desde novas interações ou ampliações de outras já existentes, principalmente as apoiadas por agências nacionais e internacionais em editais competitivos (e.g., CAPES/Brafitec, CAPES/Cofecub, CAPES/Print, SPRINT/FAPESP, Erasmus). Para tal, as ações de internacionalização são também apoiadas pela Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar. Os docentes recém-contratados pelo DEMa/UFSCar são também incentivados a usufruir de afastamentos para a realização de estágios de curta ou longa duração em pesquisa no exterior, independente de estarem ou não em estágio probatório, ficando suas atribuições didáticas e administrativas temporariamente sob responsabilidade de outros docentes. 

Quando os docentes têm projetos externos aprovados, o Escritório de Apoio Institucional à Pesquisa (EAIP) da UFSCar oferece suporte, principalmente ao recém-contratado, no gerenciamento do projeto. Este apoio inclui acompanhamento do projeto, prestação de contas, incorporação de material permanente adquirido ao patrimônio, preparação de documentos para importação, suporte no SAGe etc. Este apoio também se dá na gestão dos recursos financeiros, nos processos de compras, controle de saldos, liberações de recursos, pagamentos etc., inclusive nos processos e trâmites administrativos específicos da FAPESP. Neste caso, os docentes atendem à política de acesso aberto às publicações fomentadas pela Autarquia através do Repositório UFSCar e suporte da Secretaria de Informática (SIn).  

No âmbito de ensino, o departamento possibilita ao docente recém-contratado um processo de mentoria por um docente sênior. Isto é implementado atribuindo disciplinas ao jovem docente de forma compartilhada com o mentor, fomentando intercâmbio de experiências. É também prática comum o acompanhamento pedagógico dos docentes ingressantes pela equipe da Secretaria Geral de Educação à Distância (SeAD) da UFSCar. Ademais, os jovens docentes do DEMa/UFSCar participam de oficinas focadas em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e de avaliação no âmbito do programa Movimenta Materiais, assim como pelo Grupo de Trabalho em Metodologias Ativas e Avaliação (MeTAA). Por fim, têm também acesso a uma plataforma para veicular cursos abertos, o Portal de Cursos Abertos (PoCA) da UFSCar.

Do ponto de vista de extensão, os docentes do DEMa/UFSCar, mesmo os recém-contratados, têm acesso à infraestrutura dedicada, citando o Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM/DEMa), que oferece serviços e análises com certificação ISO 9001 e 17025. Além disso, há na UFSCar o apoio institucional para o estabelecimento de projetos financiados pelo setor privado, com a possibilidade de contrapartida da Unidade Embrapii Materiais Avançados da UFSCar. Há também apoio na gestão dos projetos pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI.UFSCar) e pela Agência de Inovação da UFSCar nas  ações de empreendedorismo, proteção intelectual e transferência de tecnologias

Por fim, o DEMa/UFSCar também incentiva outros tipos de ações de extensão (e.g., cursos, prestações de serviços, universidade aberta, escola de férias em engenharia de materiaisDEMaEx e ACIEPEs), favorecendo sobremaneira os impactos locais, catapultados também pelo Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE), que fomenta estudos inter, multi e transdisciplinares com visão de futuro, sinalizando as ações relevantes e os caminhos para o desenvolvimento humano e sustentável.